Main Area
imagem-topo

Principais Desafios e Compromissos


Cumprimento dos objetivos assumidos para o triénio 2010-2013



Área de atuação: Estrutura e Gestão da Sustentabilidade
Compromissos para 2010-2013 Compromissos realizados Avaliação
  • Garantir a continuidade do projeto de Avaliação do Serviço e identificar ações para melhorar a satisfação
  • Medir e dinamizar a participação interna dos colaboradores com sugestões de melhoria
  • Consolidar os processos para medição do desempenho na área de sustentabilidade ambiental, económica e social
  • Lançamento do Portal da Sustentabilidade e da Avaliação da Qualidade do Serviço
  • Realização de inquéritos de avaliação do Relatório de Sustentabilidade às principais partes interessadas
  • O projeto de Avaliação da Qualidade do Serviço foi realizado em 2010 e prevê-se a sua realização também para 2011
  • Foi realizado um inquérito independente aos colaboradores no âmbito do processo de candidatura ao Great Places to Work
  • Portal do colaborador com área de inquéritos e sugestões
  • Implementação do projeto de medição de consumos
  • Processos de medição do desempenho implementados pelas áreas de sistemas de informação, logística e sistema de gestão da informação
  • Integração da área de Sustentabilidade e Avaliação da Qualidade do Serviço no site da Parque Escolar
  • Envio do inquérito Relatório Sustentabilidade às partes interessadas
Área de atuação: Princípios de Bom Governo, Ética e Conduta
Compromissos para 2010-2013 Compromissos realizados Avaliação
  • Melhorar o grau de cumprimento dos Princípios de Bom Governo para o Sector Empresarial do Estado
  • A Parque Escolar cumpre os princípios de Bom Governo para o sector Empresarial do Estado, estando a efetuar melhorias para que o seu grau de cumprimento possa ser total
Área de atuação: Inovação
Compromissos para 2010-2013 Compromissos realizados Avaliação
  • Implementar a Loja Escolar nas restantes escolas afectas à Parque Escolar
  • Implementar o serviço de aluguer de espaços nas Escolas
  • Dinamizar o projeto de implementação de máquinas de vending
  • Implementar o projeto de eficiência energética no Universo Escolar
  • Dar continuidade ao Projeto BAME
  • Avaliar as oportunidades de valorização económica dos projetos de Património Próprio
  • Implementação da Loja Escolar: em 2010, por concurso público, já foram montadas as lojas escolares nas Escolas da Fase I. Nas escolas da Fase 2 e Fase 3, as lojas escolares estão a ser montadas no âmbito das empreitadas
  • Já foi definido o modelo de aluguer de espaços, que já se encontra em implementação. Em 2010 foi realizada a apresentação deste modelo a todas as escolas da fase 1 e parte da fase 2
  • Implementação do Projeto-piloto de Eco-eficiência
  • Continuação do desenvolvimento do Projeto BAME
  • Desenvolvimento do projeto da Central de Serviços
  • Realização de um primeiro estudo de valorização económica (Palácio Valadares) do Património Próprio
Área de atuação: Comunicação
Compromissos para 2010-2013 Compromissos realizados Avaliação
  • Divulgar o site institucional da Parque Escolar e o portal da Sustentabilidade e da Avaliação da Qualidade do Serviço
  • No âmbito de uma estratégia integrada de comunicação, o projeto de desenvolvimento de um portal da sustentabilidade foi abandonado, tendo sido desenvolvida uma área de sustentabilidade no site da Parque Escolar. A Avaliação da Qualidade do Serviço foi integrada na área de Governo da Sociedade
Área de atuação: Reportes de Sustentabilidade
Compromissos para 2010-2013 Compromissos realizados Avaliação
  • Desenvolver um modelo processual de recolha de informação que responda de forma mais eficaz às diretrizes GRI G3
  • Foi iniciada a implementação de um projeto de monitorização de consumos da Parque Escolar
  • Em 2011, através de uma ferramenta de BI, será implementada a recolha sistemática dos indicadores GRI 3.1
Área de atuação: Colaboradores
Compromissos para 2010-2013 Compromissos realizados Avaliação
  • Rever a estratégia a médio prazo para dimensionamento do número e perfis dos colaboradores da Empresa
  • Dar continuidade ao processo de avaliação de desempenho
  • Continuar a aposta na formação dos colaboradores
  • O processo de avaliação de desempenho foi realizado para o ano de 2010
  • A Parque Escolar realizou 118 ações de formação em 2010
  • Criação da Direção de Recursos Humanos
  • Política de RH com vista à implementação de uma estrutura flexível e aumento nº de colaboradores face ao investimento e nº de escolas em obra
Área de atuação: Prestadores de Serviço
Compromissos para 2010-2013 Compromissos realizados Avaliação
  • Apostar no envolvimento dos fornecedores e prestadores de serviço, e na sua informação relativamente às futuras necessidades de contratação da Parque Escolar
  • Implementação do portal do fornecedor
  • Site Parque Escolar com área própria de Contratação Pública, com divulgação de todos os concursos lançados pela Parque Escolar
Área de atuação: Eco-eficiência, Biodiversidade e Alterações Climáticas
Compromissos para 2010-2013 Compromissos realizados Avaliação
  • Implementar o projeto de eficiência energética no Universo Escolar
  • Medir os impactos da intervenção de modernização nas escolas a nível de melhorias no impacto ambiental, em consonância com os processos de certificação de edifícios
  • Formar os utilizadores das infraestruturas e equipamentos para a utilização adequada dos espaços e equipamentos
  • Colocado em funcionamento as centrais foto voltaicas e eólicas piloto nas Escolas da Fase 0 e em mais duas escolas
  • Criação da Direção-Geral de Operação, constituída pelas áreas de Sustentabilidade, Instalações Especiais e Manutenção e Tecnologias da Informação
  • Certificação energética de todos os edifícios modernizados
  • Apresentação do Modelo de Conservação e Manutenção às escolas

Legenda


Cumprimento total dos objetivos Cumprimento parcial dos objetivos Não cumprimento dos objetivos