Main Area
imagem-topo

Comunicados de Imprensa


5 de novembro - Escola D. Dinis distinguida com uma menção honrosa do Prémio Valmor de Arquitetura 2009

O projeto de requalificação da Escola Secundária D. Dinis, em Marvila, Lisboa, da autoria do atelier Bak Gordon Arquitetos, foi distinguido com uma menção honrosa do Prémio Valmor de Arquitetura 2009. A requalificação, inserida na fase piloto do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário e promovida pela Parque Escolar, EPE, ficou concluída em Setembro de 2008.



2 de novembro - Escola Secundária Clara de Resende recebe Prémio João de Almada

A Câmara Municipal do Porto, em colaboração com a Ordem dos Arquitetos da Região Norte, atribuiu o Prémio João de Almada 2012 à requalificação da Escola Secundária Clara de Resende, no âmbito do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário, da responsabilidade da Parque Escolar, EPE.



20 de setembro – Arquitetos noruegueses visitam Escola Emídio Navarro

Uma equipa de 35 arquitetos noruegueses da  Lund + Slaatto Architects  visitou hoje a Escola Secundária de Emídio Navarro, em Almada.
Os arquitetos noruegueses, que escolheram este projeto, tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de requalificação de estabelecimentos de ensino secundário, que está a ser efetivado em Portugal pela Parque Escolar, EPE.



23 de maio - Parque Escolar participa em Sessão Técnica sobre “A gestão da manutenção de edifícios”

A Parque Escolar vai participar na Sessão Técnica organizada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)  com o tema “A gestão da manutenção dos edifícios”. Na sessão, que se realiza no dia 30 de maio entre as 14h30 e as 18h00, a Parque Escolar vai abordar a gestão da rede de escolas públicas do ensino secundário.



21 de março - Novo Conselho de Administração toma posse

O novo Conselho de Administração da Parque Escolar tomou posse no dia 21 de março, sendo composto pelo Presidente Eng. Pedro Mendes e pelos vogais Dr. Luís Flores de Carvalho e Dr.ª Carla Ramos, nomeados pela Resolução do Conselho de Ministros nº 13/2012, de 15 de março e pela Resolução do Conselho de Ministros nº 20/2011, de 2 de dezembro.



15 de julho - Projeto da Escola de Sever do Vouga vence Prémio FAD
O projeto da Escola Sever do Vouga, da autoria do arquiteto Pedro Domingos, foi distinguido com o Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD) de Arquitetura. A Escola foi requalificada ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário, da responsabilidade da Parque Escolar.

5 de julho - Projeto da Escola Francisco de Arruda vence Prémio Secil 2012
O projeto da Escola Básica Francisco de Arruda, em Lisboa, da autoria do arquiteto José Neves, foi distinguido com o Prémio Secil de Arquitetura 2012. A Escola foi requalificada há dois anos, ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário, da responsabilidade da Parque Escolar

23 de maio - Novo Conselho de Administração da Parque Escolar
O Conselho de Ministros aprovou hoje, 23 de maio, a nomeação do conselho de administração da Parque Escolar, E.P.E.

7 de maio - Projeto da Escola Braamcamp Freire ganha Wan Awards 2013
O projeto da Escola Secundária Braamcamp Freire, em Lisboa, da autoria da CVDB Arquitectos, ganhou o prémio Wan Awards 2013, no setor da Educação. Esta escola integra o Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, da responsabilidade da Parque Escolar, EPE.
 

27 de março - Escola Passos Manuel distinguida com o prémio Europa Nostra 2013
A Escola Básica e Secundária Passos Manuel foi distinguida com o prémio Europa Nostra 2013 da Conservação do Património, integrando uma lista de 30 vencedores selecionados entre 200 projetos destacados no setor do património cultural da Europa.

8 de fevereiro - Escola Secundária Sebastião da Gama finalista do prémio da ArchDaily
A Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, está entre os 70 finalistas do prémio “Edifício do Ano 2012”, promovido pelo site ArchDaily.

26 de novembro - Escola Secundária Gabriel Pereira recebe menção honrosa do Prémio EDP 2014
A Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, recebeu uma menção honrosa na edição de 2014 do Prémio EDP, energia elétrica e ambiente. Este edição contou com a apresentação de um número record de 290 candidaturas, incluindo a Escola Secundária D. Maria II, em Braga, também requalificada pela Parque Escolar, EPE, no âmbito do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário.

9 de outubro - Exposição Prémio Valmor 2011
A Escola Secundária Rainha D. Leonor vai estar em exposição no Museu DEcivil, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, de dia 9 de outubro a 4 de novembro. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h00.

2 de junho - Escola Secundária de Campo Maior com obra concluída
A Parque Escolar concluiu a requalificação da Escola Secundária de Campo Maior, estando a comunidade escolar a usufruir das novas instalações, na sua plenitude, desde o final do mês de maio.

13 de maio - Prémio Valmor distingue três escolas

O Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura distinguiu três escolas requalificadas no âmbito do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário, da responsabilidade da Parque Escolar.



31 de março - Escolas Emídio Navarro e Braamcamp Freire entre as 30 mais admiráveis do mundo

As Escolas Emídio Navarro e Braamcamp Freire, em Lisboa, integram a lista das 30 mais admiráveis do mundo pelo site norte-americano BestEducationDegrees.com. Este site avalia as escolas tendo em conta vários parâmetros, como os seus cursos e também os espaços. Estas duas escolas foram requalificadas no âmbito do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário, da responsabilidade da Parque Escolar.  

 

 



26 de novembro - Parque Escolar conclui obra da Escola Secundária João de Deus, em Faro
A Parque Escolar concluiu as obras da Escola Secundária João de Deus, em Faro, podendo a comunidade escolar utilizar em pleno as instalações requalificadas

30 de setembro - AR School Award elege Escola Secundária Braancamp Freire como um dos lugares mais estimulantes para aprender

A Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, da autoria da CVDB Arquitectos, foi distinguida, pelo júri dos AR School Awards 2015, com a menção “AR School Highly Commended”, por ser um dos sítios mais estimulantes para os alunos aprenderem e por representar um impulso para melhorar a coesão social da zona em que está inserida.



16 de setembro - Escola Secundária de Pinhal Novo inicia ano letivo com instalações renovadas
A Parque Escolar concluiu as obras da Escola Secundária de Pinhal Novo, em Setúbal, podendo a comunidade escolar utilizar em pleno as instalações requalificadas na abertura do ano letivo.



10 de setembro - Escola Secundária de Silves e Escola Secundária de Loulé iniciam o ano letivo com instalações requalificadas
A  Parque Escolar concluiu as obras da Escola Secundária de Silves e da Escola Secundária de Loulé, no Algarve, podendo a comunidade escolar utilizar em pleno as instalações requalificadas na abertura do ano letivo.

7 de setembro - Parque Escolar conclui intervenções em mais 10 escolas secundárias no início do ano letivo
No início do ano letivo 2015-2016, a Parque Escolar prevê disponibilizar à comunidade escolar mais 10 escolas secundárias requalificadas, totalizando 152 estabelecimentos intervencionados ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário.

9 de setembro - Direito de resposta
Na edição de 8 de setembro de 2016, o Correio da Manhã publicou uma notícia com o título “Concorrência passa multas de 20 milhões”, afirmando que, de acordo com informação constante do relatório de atividades de 2015 da Autoridade da Concorrência (AdC), a Parque Escolar, teria sido multada, por aquela entidade, em 832 mil euros.
A Parque Escolar entende que é seu dever esclarecer que a notícia publicada não corresponde à verdade e, nessa medida, pretende exercer o seu direito de resposta, ao abrigo da Lei de Imprensa.


20 de julho - Parque Escolar conclui Escola Secundária de Castêlo da Maia
A Escola Secundária de Castêlo da Maia, no Porto, encontra-se concluída, podendo a comunidade escolar utilizar em pleno as instalações requalificadas na abertura do ano letivo.

25 de maio - Parque Escolar conclui obra da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento
A Parque Escolar terminou a intervenção na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, podendo a comunidade escolar usufruir em pleno das instalações requalificadas.

19 de abril - Parque Escolar conclui intervenção em mais duas escolas
A Parque Escolar concluiu a intervenção na Escola Secundária D. Dinis, em Santo Tirso, e na Escola Básica e Secundária de Castelo de Paiva, podendo a comunidade escolar utilizar em pleno as instalações requalificadas.