ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SEVER DO VOUGA

A Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga era constituída por três núcleos distintos: a escola básica, que adapta as instalações de um antigo colégio com três pisos, inaugurado em 1972, sendo que, em 1995, foi adicionado ao conjunto mais um bloco do tipo 2x4; a escola secundária, de tipologia pavilhonar 3x3, pertencente ao terceiro período das construções escolares, inaugurada em 1984; e um complexo desportivo, composto por um pavilhão gimnodesportivo e um conjunto de campos desportivos ao ar livre.

Partindo das estruturas existentes, o projeto levado a cabo pela Parque Escolar contemplou a unificação das duas escolas, criando uma nova identidade, que procurou juntar os três núcleos: escola básica, escola secundária e complexo desportivo.

Foram reorganizados os diversos espaços escolares existentes, articulando-os com os novos espaços, de forma a construir um todo coerente e funcional.

A entrada principal para as escolas passa a ser feita pelo piso intermédio. A partir deste piso, ou se desce um piso para a escola secundária, ou se sobe um piso para a escola básica, tornando as relações entre os diversos níveis da escola mais otimizadas, inclusivas e operativas.

Foi ainda construída uma nova estrutura de percursos pedonais, que faz a articulação entre os blocos preexistente e os novos blocos. Esta estrutura, ao nível do piso 0, funciona como um percurso coberto entre os vários espaços de ensino.

A escola requalificada recebeu um dos prémios mais importantes de arquitectura da Península Ibérica, o Prémio do Fomento de las Artes y del Diseño (FAD).

• ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SEVER DO VOUGA

Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SEVER DO VOUGA - Ficha de Caracterização

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SEVER DO VOUGA
Site: http://aesv.pt/