Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

A antiga Escola Machado de Castro foi recuperada para instalar a nova Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, no âmbito de uma parceria entre a Parque Escolar e o Turismo de Portugal.

O projeto restaura, reabilita e amplia o conjunto, que inclui o Edifício Escolar, autoria de Vítor Bastos Júnior, de 1915, o Palacete dos Condes de Paraty com origem no séc. XVIII e funções escolares a partir de finais de oitocentos.

O programa compreende as aulas práticas de cozinha, bar, restauração e hotelaria, juntamente com os serviços administrativos e biblioteca no edifício da Escola; o hotel de aplicação, restaurante e salas de reunião para eventos no Palacete; e um auditório partilhado e outros serviços comuns à escola e ao hotel no edifício intermédio. Construiu-se um novo bloco que integra as infraestruturas técnicas de apoio ao conjunto.

Conservaram-se parcialmente os altos pés direitos do Edifício Escolar, característica essencial da construção.
Criaram-se pisos intermédios, apenas no eixo longitudinal do edifício, que permitem a introdução de espaços em mezzanine sobre as salas e estabelecem a ligação com todos os pisos dos edifícios do Palacete. Os corpos de construção entre os edifícios existentes completam a relação entre todos os espaços da Escola.
Cobriu-se o pátio interior existente com uma estrutura envidraçada, que permite criar uma área de convívio no centro da escola.
No Palacete conservaram-se as fachadas sobre a rua, mantendo-se a sua imagem na cidade.

Introduzem-se as infraestruturas necessárias à criação das condições de ambiente e segurança exigíveis e à instalação de sistemas de inovação no ensino, bem como ao desenvolvimento de modelos de gestão e manutenção segundo os parâmetros atuais, incluindo a eficiência energética, e consolidam-se estruturalmente as construções.

Nos espaços exteriores a vegetação e os pavimentos delimitam e caracterizam a área de estacionamento, o recreio da escola, e o pátio e o jardim do restaurante e do hotel.

• Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
  • Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa - Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa