Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS

A Escola Secundária de Caneças pertence à tipologia pavilhonar e era composta por seis blocos implantados a diferentes cotas. O projeto levado a cabo pela Parque Escolar incidiu na requalificação de cinco blocos preexistentes, onde se manteve a sua função programática, salas de aula, salas TIC, salas de ciências e salas de artes. Contudo, a organização espacial destes blocos foi modificada, de modo a rentabilizar a área e melhorar a acessibilidade e a comunicação com o exterior.

Foi construído um novo edifício que, além de unir as partes e tornar o edifício um todo, resolve a comunicação entre as cotas dos vários blocos, através de sistemas de rampas e de um elevador. A biblioteca é colocada numa posição central, como espaço do conhecimento em torno do qual tudo gira. No auditório, procurou-se a simplicidade e a flexibilidade do espaço, conseguida através da bancada retrátil.

O refeitório, o bar, a loja, a associação de estudantes e a sala de alunos/área informal organizam-se em torno do recreio exterior.

As zonas administrativas distribuem-se em dois níveis distintos. No piso 0, encontra-se o núcleo dos serviços administrativos mais próximos do público escolar, nomeadamente a secretaria, a tesouraria e o atendimento dos diretores de turma aos encarregados de educação. No piso 1, encontram-se os espaços do conselho executivo, bem como a sala de docentes.

Foram ainda ampliados os balneários integrados no pavilhão polidesportivo existente, que permitem atualmente a prática desportiva de cinco turmas em simultâneo.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS
Telefone: 219809630
Fax: 219809639
Site: http://www.esec-canecas.rcts.pt