ESCOLA SECUNDÁRIA DE PADRÃO DA LÉGUA

A Escola Secundária de Padrão da Légua, situada no distrito do Porto, foi intervencionada ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário, com o objetivo de criar uma solução arquitetónica capaz de promover e dignificar a instituição, assumindo protagonismo a função educativa e a relação com os alunos, pais e comunidade em geral.

Desta forma, o edifício passou a organizar-se em quatro corpos, formando pátios envidraçados, privilegiando a ventilação e iluminação natural, bem como espaços verdes internos, que mantêm a comunicação entre as diversas áreas funcionais do edifício. O programa proposto foi organizado por pisos, estando no piso superior as áreas de laboratórios e espaços de trabalho da direção. No piso térreo, estão as áreas sociais (refeitório, espaço polivalente e auditório) e as áreas administrativas, e nos edifícios preexistentes os núcleos de salas de aula normais e o pavilhão gimnodesportivo.

Com esta requalificação pretendeu-se que o espaço da escola seja, não só um lugar de aprendizagem, mas também de convívio, entendendo a socialização como fator determinante do ensino. Foram valorizados os espaços exteriores, concentrando a zona do edificado, e libertando o restante terreno para recreio e atividades desportivas.

Garantir uma solução adequada ao uso, no que respeita à durabilidade construtiva e à minimização de manutenção e de conservação, foi outro objetivo deste projeto.

Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - ESCOLA SECUNDÁRIA DE PADRÃO DA LÉGUA - Ficha de Caracterização

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PADRÃO DA LÉGUA
Site: http://www.esplegua.com