ESCOLA SECUNDÁRIA JACÔME RATTON

A Escola Secundária Jácome Ratton está inserida no segundo período das construções escolares, correspondente a uma antiga escola industrial (inaugurado em 1958).

Como princípio geral para a remodelação, a entrada principal foi deslocada para o portão de acesso, sito na rua Professor Andrade, criando um adro escolar, e dotando o átrio com capacidade para constituir uma entrada única, funcionando como pólo distribuidor dos vários órgãos componentes da escola. A biblioteca ocupa uma posição privilegiada sobre o átrio da entrada, ligando visualmente os dois espaços.

A partir do novo átrio, a distribuição por todos os espaços letivos e de apoio é feita através de galerias cobertas, comunicando com os restantes corpos ao nível do piso térreo e por galerias exteriores ao nível do piso 1, tendo o átrio principal ligação direta com os espaços sociais e de ensino informal.

O corpo de aulas mantém as funções de núcleo de ensino formal (salas de aulas), espaços administrativos e de gestão e zonas para pessoal docente e funcionários, tendo-se procedido a uma redistribuição espacial. Ao corpo oficinal foram acrescentados os espaços laboratoriais, redimensionando e reorganizando o conjunto.

Foi criada uma nova área museológica dotada de espaço expositivo para elementos de equipamento e maquinaria pesada, que integram o espólio da escola, e para elementos leves, de natureza gráfica, que irão constituir os conteúdos das ações a divulgar. Integrando esta nova área, existe um espaço polivalente com anfiteatro, com capacidade para cerca de 200 lugares sentados.

Procedeu-se à criação de um novo corpo que integra o átrio principal, biblioteca, zonas comuns destinadas aos alunos, assim como o refeitório. Além destas funções, serve também este corpo para o necessário aumento da capacidade de espaços de ensino formal, nomeadamente no que respeita às salas de tecnologias de informação e comunicação, salas de pequenos grupos e salas de aula polivalentes.

A intervenção incluiu ainda a recuperação de toda a área livre envolvente, reinstalando a pista de atletismo e a caixa de saltos, e criando um novo espaço arborizado interno.

• ESCOLA SECUNDÁRIA JACÔME RATTON
  • ESCOLA SECUNDÁRIA JACÔME RATTON

Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - ESCOLA SECUNDÁRIA JACÔME RATTON - Ficha de Caracterização

ESCOLA SECUNDÁRIA JACÔME RATTON