ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO DE ALBUQUERQUE

A Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, pertence a um conjunto constituído por escolas destinadas ao ensino liceal e/ou técnico, construídas entre 1936 e 1968, de promoção do Ministério da Obras Públicas, através da Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário (JCETS-MOP). Este conjunto escolar, com génese no Liceu Nacional da Guarda, foi inaugurado em 1969.

A intervenção levada a cabo pela Parque Escolar caracterizou-se pela construção de novos edifícios de ligação entre os preexistentes, que recebem as funções administrativas e de relação com a comunidade – a biblioteca, o auditório e o pavilhão. A articulação entre os edifícios é feita através de uma sucessão de pátios, um deles de acesso livre, funcionando como recreio e complementado com as funções existentes nos edifícios do seu contorno – bar dos alunos, loja escolar e sala polivalente.

O espaço central da escola é ocupado pela sala polivalente e o polidesportivo está situado numa zona posterior da escola, articulando-se, através dos balneários, com o ginásio existente.

Os arranjos exteriores são compostos por percursos e zonas de estar.

Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO DE ALBUQUERQUE - Ficha de Caracterização

ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO DE ALBUQUERQUE
Site: http://www.esaag.pt