Parque Escolar, E.P.E.

26 de novembro - Escola Secundária Gabriel Pereira recebe menção honrosa do Prémio EDP 2014

A Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, recebeu uma menção honrosa na edição de 2014 do Prémio EDP, energia elétrica e ambiente. Este edição contou com a apresentação de um número record de 290 candidaturas, incluindo a Escola Secundária D. Maria II, em Braga, também requalificada pela Parque Escolar, EPE, no âmbito do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário.

Segundo o júri, a modernização da Escola Gabriel Pereira “visou criar um sistema eficiente de gestão dos edifícios, promovendo condições adequadas de trabalho ao corpo administrativo e letivo e aos curricula da escola”, acrescentando que a reabilitação “caracterizou-se por uma maior eficiência térmica na envolvente do edifício e pela incorporação de sistemas e equipamentos eficientes, quer do ponto de vista da iluminação, quer da climatização. Foi igualmente providenciada uma eficiente e amigável Gestão Técnica Centralizada dos sistemas de climatização”.

No mesmo documento, pode ler-se que “a Escola é dotada de três sistemas de geotermia que, além do pré-tratamento térmico do ar, asseguram as necessidades de ventilação providenciando o ar novo necessário à qualidade ambiental”, sublinhando que este sistema “representa uma redução de 15% na fase de investimento e uma redução de 60% nos custos de manutenção, aos quais se somam uma poupança de energia estimada de cerca de 50 Megawatt hora/ano”.

Na edição de 2014, na categoria Indústria, e em consumo superior a 1,25 Gwh, o Vencedor Absoluto foi a Bosh Car Multimédia Portugal e o Vencedor a Peugeot Citroen Automóveis Portugal. A Movecho e YKK Portugal foram também premiadas, nesta categoria mas em consumo anual inferior a 1,25 GWh.

Já na categoria de Serviços, os prémios foram para ANA – Aeroportos de Portugal, como “Vencedor Absoluto” e Santander Totta, em Lisboa, no lugar de Vencedor. Foram ainda vencedores desta categoria, no consumo anual inferior a 1,25 GWh, o Hospital Dr. Francisco Zagalo e a Caritas Diocesena de Coimbra.

Além da Escola Gabriel Pereira, a Fundação de Serralves também arrecadou uma menção honrosa.

Data: 26-11-2014

Secretaria-Geral